Uma placa de vídeo — ou mais exatamente uma aceleradora gráfica — é responsável pela geração de telas/imagens/vídeos produzida pelo computador e por enviá-los para o monitor de vídeo.
De um certo modo, todos os PCs da atualidade saem de fábrica oferecerendo os recursos mínimos necessários para executar bem as tarefas do dia a dia. Porém, alguns podem se perguntar : uma boa placa de vídeo, mais sofisticada, serviria para mais alguma coisa além de melhorar os jogos em 3D?
Na verdade sim… já que a função de uma aceleradora gráfica vai além do que simplesmente criar mundos artificiais. Por exemplo, ela permite gerar maiores resoluções de tela e efeitos visuais bastante sofisticados como as transparências Windows Aero.
Com o processamento de imagem na mão da aceleradora gráfica, o processador trabalha de maneira mais folgada, melhorando assim o desempenho de programas aparentemente sem nada a ver, como planilhas eletrônicas ou páginas web apresentadas em uma ou várias telas.
Fora isso, as novas aceleradoras gráficas — o que inclui as versões on-board como as Intel GMA — implementam recursos de aceleração que permitem reproduzir filmes e vídeos em alta definição, alguns até com qualidade de blu-ray.
E isso é só o começo, outra iniciativa que começa a ganhar força é o uso do processador gráfico para executar programas convencionais — técnica conhecida como GPGPU — o que aliviaria ainda mais a carga de trabalho do processador, resultando assim em uma melhora do desempenho do PC. Alguns conversores de vídeo e programas gráficos, como o Adobe Photoshop já estão preparados para tirar proveito desses recursos caso estejam disponíveis.
0 comentários:
Postar um comentário